domingo, 31 de outubro de 2010

Dia Nacional da Juventude

A humanidade toda – sobretudo a juventude – tem sede de radicalidade, da verdade, de liberdade. Diante da descoberta do amor de Deus, nossa vida se enche de sentido, tudo ganha um novo colorido. Aí entra a Igreja, fiel depositária e mestra por excelência de tão grande AMOR. Depositária e doadora de Jesus Eucarístico, Aquele que é o rosto divino do homem e rosto humano de Deus.A Igreja é mãe, e como uma mãe zelosa e amorosa, alimenta seus filhos a fim de que cresçam fortes e saudáveis. Este alimento é a Eucaristia. Jesus se veste de fraqueza e nos oferece tudo, aliás, se oferece todo a nós: seu corpo, sangue, alma e divindade estão ali, ao nosso alcance e à nossa mesa!

E dando-se todo, realiza uma revolução à qual o Papa João Paulo II nos convida e aponta o caminho: “Jovens, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio. Sede contemplativos e amantes da oração, coerentes com a vossa fé e generosos no serviço aos irmãos, membros vivos da Igreja e promotores da paz”.
Mas o que é ser santo? Ser santo não é somente imitar Jesus, mas é ser Jesus, é vivê-Lo. Não dá para ser santo vivendo como todos vivem, aplaudindo tudo, vivendo de acordo com o sistema deste mundo. É preciso ir na contramão. Os cristãos autênticos não podem se esconder atrás do túmulo dos santos, mas, devem ir aos santuários buscando serem os santos.

O rosto da santidade para este tempo tem de ser o do jovem, aquele que usa calça jeans e tênis, que vai ao cinema, ouve música, pratica esportes e passeia com os amigos, que se lasca na faculdade, mas tem Deus como prioridade, que dedica um tempo do seu agitado dia para rezar e ler a bíblia, que busca ter um namoro cristão, que sabe se colocar no lugar dos outros, acolher o pobre e oprimido, que sempre está ligado ás mudanças sociais, que vive no mundo sabe saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não seja mundano.

Os jovens e adolescentes representam o presente e o futuro da Igreja, como discípulos e missionários de Cristo. Devido a esse enorme potencial, o Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil olha aos jovens com o olhar de Jesus e os encoraja a serem sinal de contradição: “Eu vos envio para a grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens.” Um dos grandes lemas do Curso de Liderança Juvenil, é o de ser jovem apóstolo de jovem, mostrar um Cristo capaz de fascinar e atraí-los para o seu caminho. Precisa-se da liderança, da atitude de mudança, onde é necessário deixar o homem velho para trás, revestindo-se do homem novo, sendo a face de Cristo aos que mais necessitam. Aproveitar a vida ao máximo, não deixar ela passar em vão, levar Jesus no coração, vestir a camiseta, no peito levar uma cruz, ser sal e luz do mundo, doar-se aos pequenos e aos pobres, manter a chama da fé viva e atuante, servir sem jamais condenar, viver com entusiamo, com alegria, mas sobretudo com sendo de responsabilidade.

Esses são os apelos dos Papas, são os desejos do Cristo, porque Ele é jovem como nós e deposita na juventude todo o seu amor e confiança, pois, poderia ter feito tudo sozinho, mas preferiu contar com cada um de nós. Em 25 anos de caminhada, muitos foram os corações tocados por Jesus através do CLJ, pois esse movimento vindo de Deus nos mostra, que nós somos juventude construindo o povo do amanhã, e juntos veremos vir surgindo, a vida livre e sã, pois unidos estamos aqui, unidos queremos ficar, seguiremos sempre em frente pela a vida a cantar, semeando o bem, alegria e paz em cada coração.

Paz e Bem...

Shalom

Nenhum comentário:

Postar um comentário